Este livro sobre Métodos Qualitativos Aplicados em Economia Criativa é o segundo da Série da Cátedra UNESCO Economia Criativa e Políticas Públicas (UNESCO Chair in Creative Economy & Public Policies). É uma coletânea de trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PPGAdm) na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Esses trabalhos fazem parte de uma agenda de pesquisa que nortea os objetivos de geração, sensibilização e difusão de conhecimento da rede global dessa Cátedra Unesco, sediada no Grupo de Pesquisas em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2) na UFV. Os capítulos foram escritos de forma coletiva, com coautoria de dezenas de membros, egressos e colaboradores dos cursos de mestrado e de doutorado, bem como do pós-doutorado em Administração Pública, do PPGAdm.
Métodos Qualitativos Aplicados em Economia Criativa presenta uma série de estudos sobre métodos científicos que utilizam a abordagem qualitativa aplicados (e aplicáveis) aos diferentes campos e setores produtivos da Economia Criativa (EC). Sua análise fornece ao leitor um conjunto amplo de como são e de como podem ser utilizados determinados métodos, técnicas e instrumentos sob essa abordagem a partir do entendimento do que tem sido feito (ou não) ao se pesquisar e analisar questões relacionadas a EC.
De forma didática buscou-se tratar temas como pesquisa documental, dados visuais, estudo de caso, método biográfico, observação participante, pesquisa-ação, etnografia, história oral, grupos focais, análise de conteúdo e análise do discurso.
Nesse sentido é um livro indicado, tanto para àquelas pessoas que estão lançando seus primeiros olhares e movimentos sobre a EC, mas também para aquelas mais experientes que buscam aprimorar suas habilidades e aprender a lidar com as limitações que todos os métodos científicos possuem no desafio de se fazer ciência, compreender a realidade e contribuir com possíveis soluções.